LEMBRANÇAS DE FREI JOSÉ PREZIOSA: FREI E PROFESSOR

FREI E PROFESSOR
(Iranilda Silva Lima Fonseca, Vice-presidente da APLAC)


Uma vida inteira dedicada à obra de Deus, assim como Anchieta, catequizar e ensinar.

Frei José era calmo, mas quando se zangava ficava igualzinho Pe. Risso.

Frei José Preziosa com alguns amigos padres no porto de Nápoles, 05.03.1946, instantes antes de viajarem para o Brasil. 
(Foto: arquivo da acadêmica Sandra Mendes)

Nós tinhamos muito respeito por ele. Eu particularmente queria conquistar a sua confiança, mas tinha também um certo receio dele. Quando soube que iria ser nosso professor de perspectiva, e eu era uma caçadora de notas boas, falei para mim mesma: irei me esforçar para estar entre as melhores, irei conquista-lo, ele é muito zangado, ninguém tira nota dez com ele. E de fato não tirei, não que eu não tivesse merecimento, ele era difícil e queria manter a fama, foi a conclusão que cheguei quando recebi a prova com 9,75 (risos).

Frei José foi um exemplo de professor, diretor e amigo, desde que ele soubesse que você se dedicava a estudar. Ele foi fundamental para meu ingresso em meu 1º emprego: forneceu uma carta de recomendação à Caixa Econômica Federal - CEF. 

O Colégio Pinheirense era referência em encaminhar os melhores alunos, que fossem aprovados em concurso interno da CEF, para serem estagiários por 12 meses.

Após esse período, ele também me deu carta de recomendação para estágio no Banco do Brasil, e, pasmem, Frei José mudou meu horário de saída da escola, às 11:00h quando o horário era 11:40h, pois precisava chegar às 12:00h no Banco do Brasil.

Ele sempre foi compreensivo comigo. Nos tornamos amigos.

Senti muito a sua partida.
_______

OBSERVAÇÃO: Giuseppe (José) Preziosa, patrono da cadeira 39 da APLAC, religioso da congregação dos Missionários do Sagrado Coração, nasceu na Itália em 19 de janeiro de 1921. Fez parte do primeiro grupo de padres italianos que chegaram em Pinheiro no dia 15 de agosto de 1946. Educador exímio, trabalhou incansavelmente para erradicar o analfabetismo na cidade de Pinheiro-MA. Por ocasião do transcurso dos 100 anos do natalício deste baluarte da educação pinheirense, a APLAC lança uma série de publicações intituladas "Lembranças de Frei José Preziosa", como uma das formas de celebrar a efeméride do centenário do nascimento do homenageado.

Comentários