EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA
(Manoel da Conceição Silva, APLAC)
Egresso do Colégio Pinheirense, o professor doutor e artista plástico, autodidata, Manoel da Conceição Silva, na adolescência teve Frei José como professor de desenho. As aulas do mestre foram sementes que floresceram e criaram raízes.
Após um período na Europa, o ex-aluno, retornando ao Brasil, num gesto de gratidão, decidiu homenagear o professor que com suas aulas de desenho foi o principal responsável pelo desenvolvimento de seus talentos artísticos.
A exposição artística que levou o nome do religioso italiano, realizada em 2018, foi uma maneira salutar de, artisticamente, fazer memória de quem foi o precursor do ensino artístico em Pinheiro-MA. Homenagem que agora se reprisa como forma fazer lembrança da figura importante do grande educador italiano que se radicou no Brasil e se tornou pinheirense de coração.
_________OBSERVAÇÃO: Giuseppe (José) Preziosa, patrono da cadeira 39 da APLAC, religioso da congregação dos Missionários do Sagrado Coração, nasceu na Itália em 19 de janeiro de 1921. Fez parte do primeiro grupo de padres italianos que chegaram em Pinheiro no dia 15 de agosto de 1946. Educador exímio, trabalhou incansavelmente para erradicar o analfabetismo na cidade de Pinheiro-MA. Por ocasião do transcurso dos 100 anos do natalício deste baluarte da educação pinheirense, a APLAC lança uma série de publicações intituladas "Lembranças de Frei José Preziosa", como uma das formas de celebrar a efeméride do centenário do nascimento do homenageado.
Comentários