MENSAGEM 001/2021/GP-APLAC: JOSÉ PAULO ALVIM

ACADEMIA PINHEIRENSE DE LETRAS ARTES E CIÊNCIAS
======== GABINETE DA PRESIDÊNCIA ========
                                                                                              

Mensagem. 001/2021/GP-APLAC


 

In Memoriam de José Paulo de Carvalho Alvim. 

 

Um farmacêutico amigo dos pinheirenses. Com a sua “Pharmácia da Paz”, a única existente na região no início do século XX, instalada no começo da Rua Grande de Pinheiro-MA, Zé Alvim como era conhecido, nasceu em Codó-MA, no dia 10 de janeiro de 1891. Radicou-se em Pinheiro e da sua união matrimonial com a pinheirense Inez dos Reis Castro, tornou-se pai de três filhos: José Paulo Alvim Filho, Aymoré de Castro Alvim, Moema de Castro Alvim. 

Profissional dedicado e humano, tratou de ricos e pobres, letrados e analfabetos, a quem dispensava igual atenção e zelo, socorrendo-os sempre com o seu mister e experiência de farmacêutico, tanto de dia como nas horas adiantadas da noite, a semelhança de quando socorreu dona Kiola, ministrando as injeções que facilitaram o nascimento de José Sarney. Homem probo e de caráter ilibado, pautado pelo serviço em prol da saúde, tem seu nome imortalizado em uma avenida, que compõe parte da extensão da Rua Grande, no Centro, próximo de onde instalou sua farmácia.

Na passagem dos 130 anos do nascimento de quem, na medida de suas possibilidades, tanto fez pela saúde do povo de Pinheiro, a Academia Pinheirense de Letras Artes e Ciências, num gesto de justiça, lança as luzes da gratidão sobre a figura de José Paulo Alvim e com o manso vento das chapadas, sopra a poeira do passar do tempo, a fim de que o pó do esquecimento jamais soterre a lembrança de quem fez história, remediando dores e ajudando salvar vidas. 

Para festejar a efeméride, flores deixam-se em seu túmulo; missa reza-se para seu espírito; e, explodem-se, num sincero agradecimento, fogos de artifício estrondosos (como a força do timbre de sua voz) e brilhantes (como a sua genialidade e personalidade), para na escuridão da noite ser clarão, em recordação dos seus remédios manipulados: “luz no fim do túnel” a tantos moribundos e desesperados.


Pinheiro - MA, 10 de janeiro de 2021.


Acd. JOSÉ AGNALDO PEREIRA MOTA
PRESIDENTE DA APLAC

Comentários