O GRUPO DE ESCOTEIROS SÃO MIGUEL

O GRUPO DE ESCOTEIROS SÃO MIGUEL
(Edilson Araújo, APLAC)

No inicio da década de 60, o abnegado Frei José Preziosa e um servidor da Policia Militar de nome Batista, criaram na cidade de Pinheiro o Grupo de Escoteiros (acima de 15 anos), Lobinhos (entre 8 e 12 anos e Bandeirantes sexo feminino) que recebeu o nome de São Miguel. Vários jovens da sociedade pinheirense se inscreveram e participaram desta entidade que muito ajudou na formação dos jovens participantes. 

O grupo prestou relevantes serviços à sociedade pinheirense, além de muitas boas ações, tendo como lema:" Sempre Alerta para Servir". Vários acampamentos foram realizados nas Zonas Urbanas e Semi-Urbanas do município, levando até as comunidades rurais ensinamentos de boa convivência e costumes, de higiene e limpeza, saúde, bons costumes em todos os segmentos de vida. 

O Grupo de Escoteiros São Miguel identificou-se na cidade pelos bons princípios e educação dos jovens componentes, exibindo em seus acampamentos, os princípios básicos de uma vida sustentável. Ao fazerem acampamentos em determinada localidade, partiam em marchas, ou filas indianas, até o local escolhido para a permanência do grupo por dois a três dias, em marchas ao som de tambores com sons a moda militar e canções inerentes a incentivos da caminhada ou marcha. 

Aplicavam aulas às comunidades com temas sobre religião, bem estar social, defesa pessoal, primeiros socorros, aplicação de nós em cordas, agricultura familiar , culinária e tantas outras atividades. 

Na Zona Urbana, o grupo colaborou com o Urbanismo e Ambientação plantando arvores na Praça José Sarney, Av. Dr. Paulo Ramos e Getúlio Vargas, árvores que perduram até os dias atuais, onde o modernismo e as novas ideias com auxílio de bastante dinheiro, não teve capacidade e ação de modernizá-las. 

O Grupo de Escoteiros São Miguel, juntamente com os Lobinhos e Bandeirantes, conseguiram marcar a sociedade pinheirense com princípios de boas maneiras e trabalhos marcados por respeito aos seus superiores hierárquicos. 

SEMPRE ALERTA JUVENTUDE PINHEIRENSE!

________

P.S: Nesta data, aniversaria o acadêmico Edilson José de Araújo. Com a publicação deste texto, de sua autoria, a APLAC congratula-se com o acadêmico, fazendo votos de muita saúde e prosperidade, augurando-lhe alegrias vibrantes e muita luminosidade.

Comentários

Unknown disse…
Muito importante o registro, prezado confrade Edilson. E oportuno trazer a luz do nosso conhecimento fatos de tao grande monta. Congratulaçoes. Saudaçoes aplaquianas.