ACADEMIA PINHEIRENSE DE LETRAS, ARTES E CIÊNCIAS
===== GABINETE DA PRESIDÊNCIA =====
Mensagem. 017/2021/GP-APLAC
Aos Pinheirenses e a cidade de Pinheiro.
Aos Pinheirenses e a cidade de Pinheiro.
A Academia Pinheirense de Letras Artes e Ciências, nesta data singular para todos os pinheirenses, reverencia a passagem da efeméride da criação da Vila de Santo Inácio do Pinheiro, porém sem a pompa que a circunstância merece, haja vista o luto pelo falecimento do acadêmico Erivaldo Pereira Moreira.
Pinheiro, cidade abraçada pelo Pericumã, onde se espelha com a formosura de quem tem a imensidão esperada em seus campos, coloridos da esperança que impulsiona sua gente alegre e valente.
Cidade que habita a geografia dos corações dos filhos seus e daqueles que a amam... transpõem a soleira do tempo com o vigor juvenil e majestade de uma princesa, cuja riqueza mais valiosa é a boa gente pinheirense a quem com vivaz ânimo e efusiva admiração parabenizamos pelos 165 anos da elevação do então Lugar do Pinheiro a categoria de Vila de Santo Inácio do Pinheiro.
Uma realidade histórica que se faz presente em cada amanhecer, assim é Pinheiro na pujança da determinação das quebradeira de Coco babaçu, dos vaqueiros amansadores de gado, no vigor dos canoeiros furquilhando suas canoas e na resistência da pinheirensidade legada de nossos avós que, com suor e lágrimas, com a própria vida construíram essa cidade, em cujo regaço ressonam como memórias, indeléveis, que nos alicerçam.
Parabéns Jóia do Pericumã. LUMINOSIDADES!
Pinheiro - MA, 03 de setembro de 2021.
JOSÉ AGNALDO PEREIRA MOTA
PRESIDENTE DA APLAC
Comentários