PARABÉNS NINEO. Assim diria-te hoje teu avô materno, que carinhosamente reportava-se a tua pessoa com esse apelido afetuoso. Assim também diria-te tua madona, dona Angela e teu pai Enrico, bem como teu avô paterno, de quem herdaste o nome e o sobrenome: Luigi Risso.
Apesar dos anos – e lá se vão 90 anos vividos na graça de Deus – a perspicácia e sabedoria de teus pais e avôs ainda identificaria, com precisão cirúrgica, no fundo de teus olhos, aquele bambino inquieto e curioso, peralta e dinâmico, ávido por desbravar horizontes: temperamento em parte explicado pela genética, já que tendo um pai militar da força aérea italiana, não seria espanto que, como teu pai, desbravador dos ares, fosses tu também desbravador de horizontes.
Mas quis Deus que a fé e a confiança no Coração de Jesus fossem as asas para teus voos rasantes, feito andorinha que faria verão frutificando essa fé em obras de caridade, a maior delas: a caridade de educar para liberdade, ou como tu dizes “o povo educado não pode ser dominado.” A educação na fé, pela fé e para a vida, com a solidez de valores e rigores recebidos de teus pais, que tornaram-te intransigente defensor do Justo e do Certo e paladino da Verdade que liberta.
Sem nunca vangloriar-te, ou alardear o bem que fez, fizeste muito. Fizeste bastante e ainda fazes, com a tua presença firme e espírito decidido que não se abate, nem se deixar abater, conservando o vigor de Nineo dentro de ti.
Mesmo com o peso da idade e as limitações de tua saúde frágil, permanecesses coerente no falar e no agir; na confiança de uma fé, amparada ao abrigo do cerúleo manto da Virgem Maria, a Tesoureira do Sagrado Coração, para quem te doas feito vela ao vento, sem qualquer reserva quanto a tua integridade física, como sempre o fizeste ao longos de todos esses anos. Tudo para que AMADO SEJA POR TODA PARTE O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.
Com um imenso débito de gratidão para com Deus e a ti, que emprestaste tuas mãos e a tua vida destes, para que Ele nos viesse tocar com afagos de esperança, prosperidade e o amor do Coração de Jesus... Limitados na nossa incapacidade de retribuir tanta bondade, recolhemo-nos a prece de uma oração carinhosa, feita no silêncio do olhar que transcendente o inenarável.
A ti, que és o mais pinheirense de todos italianos, de coração dizemos: Grazie Pe. Risso. Feliz Aniversário.
Acadêmico Maurício Gomes Alves
Cadeira 35 da APLAC.
Comentários