MEMÓRIA FOTOGRÁFICA: 100 ANOS DE FREI JOSÉ PREZIOSA
(Sandra Mendes, APLAC)
Frei José Preziosa nasceu em 19 de janeiro de 1921. Pais: Pietro Preziosa e Rosa Carriera. Chegou no Brasil em 15 de agosto de 1946 e teve dificuldades com os costumes e idioma.

(Porto de Nápoles, instantes antes de viajar para o Brasil, em 04/03/1946)
Chegada no Brasil, em 15 de agosto de 1946.
Na primeira noite em Pinheiro, passou a noite sentado em uma cadeira pois não conseguiu dormir em rede. Dedicou-se à educação de jovens e grande trabalho apostólico: Seminário São José e Escola Nossa Senhora do Sagrado Coração.

(Frei José em desobrigas)
(Frei José no Seminário São José, atual residência episcopal)
Participou da fundação do GP, depois CP, e foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso dessa instituição onde foi diretor até 1997. Criou o Grupo Escoteiro São Miguel para contribuir com a formação dos jovens.
(Grupo de Escoteiros São Miguel, fundado por frei José)
(Frei José de batina, em pé, com alunos e professores do antigo Ginásio Pinheirense, embrião do Colégio Pinheirense)
Foi membro atuante do Movimento Brasileiro de Alfabetização, MOBRAL, no município. Títulos e homenagens recebidas: 1969- Cidadão Pinheirense pela Câmara Municipal de Pinheiro; 1971- diploma pela erradicação do analfabetismo em Pinheiro pelo Ministério da Educação e Cultura; 1983- naturalizado cidadão brasileiro pelo Ministério da Justiça; 2003 - título de Cidadão Pinheirense pela Câmara Municipal de Pinheiro; 2003-titulo de Cidadão Maranhense pela Assembleia Legislativa do Estado; 2006- Comenda do Mérito do Pericumã pela Prefeitura de Pinheiro.

(Frei José, em pé e de batina, com professores e alunos do Colégio Pinheirense)

(Frei José recebendo, na porta da Prefeitura de Pinheiro, a recém criada bandeira municipal, por alunos do Colégio Pinheirense)
Teve seu nome em um Farol do Saber e em uma rua no bairro João Castelo ambos em Pinheiro. Faleceu em Pinheiro em 23 de outubro de 2010. Deixou um grande legado na educação de jovens na nossa terra.
_____________
NOTA: Por ocasião da passagem da efeméride do centenário natalício do homenageado, a acadêmica da APLAC, Sandra Mendes, abre seu arquivo fotográfico e faz uma bela homenagem com registros raros de frei José Preziosa, ao que a APLAC agradece.
Comentários