DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS



















GRATIDÃO E SOLIDARIEDADE
(Aderaldo dos Santos Alves, APLAC)

No dia 25 de novembro, quarta quinta-feira do mês, celebra-se o Dia Nacional de Ação de Graças, em obediência à lei 781, de 17 de agosto de 1949. Em 1966, pela lei 5510, ficou estabelecido que a comemoração de ação de graças se daria na quarta quinta-feira do mês de novembro.

Nesta data, no Brasil, urge reiterar que devemos ser gratos ao Criador pelos dons que nos são concedidos e somos convidados a celebrar a vida, a vida em abundância, segundo o evangelista João.

O Dia Nacional de Ação de Graças é um momento especial para agradecer por todas as maravilhas que nos cercam (Ts 5,16-18), pela grande dádiva da vida, pela grandiosidade da criação e evolução do universo, pelas belezas da natureza, por todos os talentos e dons presenteados à humanidade (Sl 117).

É renovar a nossa ação de graças ao Senhor, nosso Deus, animados para louvá-Lo e agradecer-Lhe, pelos bens recebidos.

Todo ano, na quarta quinta-feira de novembro, no nosso país, celebra-se o Dia Nacional de Ação de Graças. Certamente, temos muito a agradecer a Deus, pois, em nossas vidas muitas graças acontecem, por mais que às vezes as vozes do ceticismo e da desesperança queiram falar mais alto em nós.

A celebração do Dia de Ação de Graças é um convite para todos os líderes religiosos, lideranças políticas, operários, industriários, agricultores, educadores, alunos para despertar em todas as pessoas e comunidades o senso de responsabilidade.

Todos os seres humanos são convidados a bendizer a Deus, Criador e Pai, conforme diz o cântico do profeta: “Bendizei o Senhor, obras do Senhor” (Dn 3,57).

O Dia de Ação de Graças conclama-nos, exaustiva e intensamente, a sermos agradecidos às pessoas que fazem o bem, sem cobrar retorno, mas, por simples solidariedade. Convém lembrar que dois dias depois, 27 de novembro, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer, doença que vitima grande número de pessoas e abre espaço para o exercício da solidariedade.

Percebe-se solidariedade, como elemento de sustentação, também nas comemorações do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, com as quais se procura despertar nas gerações novas os valores da raça e lembrar a todo o Brasil a contribuição do povo negro na construção do nosso país. O Dia da Consciência Negra é antecedido pelo Dia de Combate ao Racismo, que se comemora aos 16 de novembro.

Intensifiquemos, neste dia especial, nossa gratidão, pois, um coração agradecido é um coração de esperança e de paz. Participemos dessa celebração, agradeçamos o maior presente: a vida.

A gratidão, além de ser sinal de justiça, é convite e estímulo á prática da solidariedade. Ser solidário é ser agradecido são sinais de que a fé cristã e o espírito humanitário trabalham unidos na edificação de um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

É oportuno esclarecer que estamos republicando este humilde e singelo trabalho, com as devidas adequações e atualizações necessárias, em atendendo ao pedido de um leitor. Obrigado.

Comentários