DIA MUNDIAL DA ÁGUA




DIA MUNDIAL DA ÁGUA !!!
(Edilson Araújo, APLAC)

A ÁGUA, o bem mais precioso do universo, tem o seu dia e até semana, Para comemorações, fazendo os povos refletirem sobre suas responsabilidades sobre ela vamos nos restringirmos aos problemas maranhenses e pinheirenses.

As fortes chuvas exibidas no nosso estado, nos últimos dias, é uma prova inequívoca, que estamos despreparados, até mesmo para receber as dádivas de Deus. Nas distribuições das águas, enviadas dos céus.

Os prejuízos causados pelas chuvas com enchentes dos rios em cotas elevadas, resultando sempre prejuízos, incalculáveis às populações. Culpa de quem? Das obras inacabadas, mal projetadas ou ainda feitas com desvios de dinheiro da população. Num surropiamento das verbas públicas, Corrupções de politicos e dos próprios componentes das comunidades com acessos a decisões.

A própria natureza prova aos "olhos de todos", como a população cuita com tanta ineficiência os nossos mananciais, mata ciliar e. aquiferos superficiais e até subterrâneos.

O Dia Mundial da Água, vem portanto a ser comemorado para a conscientização e inspirações, enfrentando a crise global, deste importante líquido aliado ao Saneamento. Em que 2 bilhões de pessoas, ainda sem acesso a tão preciosa e necessária água potável. São dados da ONU, portanto incontestáveis.

A situação de abastecimento de água no Estado do Maranhão, continua na precariedade, com um pouco menos de 30% de água potável, a disposição da população. Logo uma situação preocupante, no abastecimento de sua população.

As águas subterrâneas podem e devem ser num futuro a solução para crises hídricas do estado. Especificamente a Ilha de São Luís, conta com 04 (Quatro) Principais Sistemas de Produção de Água: Sistema Italuis, que capta água do Rio Itapecuru, ainda no continente, constituindo a maior fonte de abastecimento do município.

Sistema Sacavém, que é abastecido pela Barragem do Batatã. Sistema constituído pelo Rio da Prata e Mãe Isabel. Sistema Paciência, abastecido pela bateria de Poços Tubulares Profundos da CAEMA (poços de vazões altíssimas)

Falta Água nos Bairros mais Populosos e Nobres da Ilha. Carente de algumas estruturas, a CAEMA, atende parcialmente os bairros de Renascença, Ponta do Farol ( Penisdula) Calhau, Jardins. Daí a necessidade da complementação do abastecimento destes bairros através de "Carros Pipas". Um número considerável destes carros, agrupados nos portões de prédios caríssimos, que não chegam a contar com água dos conjuntos de Minha Casa Minha Vida. Os carros grandalhões fazem parte de uma grande garagem a "Céu Aberto". Anunciando aos visitantes o atraso do Abastecimento de Água, em nosso estado. Neste mesmo estado onde temos um senador e candidato ao governo (derrotado) que votou contra o Saneamento Básico.

A situação dos Carros Pipas, ocorrem por dois motivos: As companhias de Saneamento do Maranhão: CAEMA e BRK, não dispõe de infraestruturas para atendimentos da população. Os locais( bairros) que faltam água na Ilha, não podem contar com poços de profundidades e vazões adequadas, para o atendimento, também por insuficiência dos aquiferos e aproximações do mar.

A Zona Rural do estado, constituída de cidades de menores populações, tendo padrões, para abastecimento de água, através de poços tubulares profundos. Porém os gestores não têm as mínimas preocupações de selecionar empresas qualificadas. Ainda por contratações de técnicos qualificados para gerenciar projetos e acompanhamentos das obras hidricas, possibilitando trabalhos qualificados

Em Pinheiro com abastecimentos precários na Zona Urbana, através do Rio Pericumã, com bairros inteiros sem receber uma só gota d'água. A CAEMA, mantém um esforço incessante, para fornecer uma água apenas regular a menos de 30% desta população.

Poderia, este elevado continente humano, ter atendimentos, através de Poços, com profundidades adequadas, em poços com vazões de 55,55 l/s. Assim 04 ( quatro ) poços deste porte, dariam para atender a demanda da Zona Urbana em 100% das residencias.

Infelizmente, os poços construídos quase 100% são providos de contaminações por Ferro (Fe), Cloretos(Cl), Manganês, Coliformes. Na Zona Rural a sequência é a mesma até pior.

Assim chegamos ao dia e semana da Água, em nosso município, que deveria ser límpida, translúcida, potável, fonte inesgotável de saúde.Ainda vemo-nos da água do Pericumã, magestoso criatório dos gostosos peixes. Transbordando de bagrinhos, que sustentam nossa população. Mãe Rio.

Comentários